quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Desenho: Arabescos

Você sabe o que são arabescos ? Até eu começar a faculdade de Design Gráfico eu também não sabia. Arabescos são um tipo de desenho bem especifico, são várias formas geométricas entrelaçadas de maneira abstrata mas delicadas e quando tem uma forma definida normalmente são plantas.

A restrição em relação a "falta de forma" dos desenhos é religioso, sim religioso porque os Arabescos vem da cultura Islâmica então de acordo com a lei deles é proibido qualquer representação da figura do homem e de outros animais como idolatria.




Eu sempre gostei de desenhar assim, coisas sem formas mas detalhadas, sempre faço nas bordas das folhas de caderno ou apostilas (eu adoro!) mas não fazia ideia que isso tinha um nome! kkk e agora acho que aqueles meus desenhos sem sentido se enquadram na definição de Arabescos.

Os Arabescos fazem parte da cultura Islâmica (eu não fazia ideia) e simbolizam sua visão do mundo, ou seja, "Para os Muçulmanos, essas formas em conjunto, constituem um padrão infinito que se estende para além do mundo visível e material. Para muitos no mundo Islâmico, tais formas simbolizam o infinito, e por conseguinte, a natureza abrangente da criação do deus único (Alá)."




Fui lá no Pinterest buscar umas fotos de Arabescos como decoração e olha o que encontrei:
(Pra quem quiser me seguir: Meu perfil no Pinterest)






Obrigada por ler!




Nenhum comentário:

Postar um comentário