quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Resenha: Assassinato no expresso do oriente

Há umas duas semanas terminei de ler o livro Assassinato no expresso do oriente de Agatha Christie e hoje resolvi contar um pouco sobre ele. Não conhecia a autora mas o livro me chamou a atenção pela composição das cores e porque ao ler rapidamente a sinopse atrás a palavra LONDRES se destacou então resolvi comprar.


Bem, é um livro curto com apenas 196 páginas e mostra o processo de investigação do detetive Hercule Poirot em relação a morte de um dos passageiros do trem em que ele está viajando.



O livro é dividido como uma investigação mesmo, a 1° parte mostra o contexto e os personagens e após os crimes há uma longa parte só com os testemunhos. Sinceramente achei essa parte um pouco chata porque como são interrogatórios são só diálogos, sem nenhuma ação sabe.. então achei bem monótono mas ao mesmo tempo é interessante perceber todas as análises do Poirot sobre os fatos que aparentemente são sem importância mas que ajudam a solucionar o caso.



Algo que percebi na leitura foi o preconceito com certos estrangeiros, por exemplo, há uma personagem inglesa e o detetive assim como o seu amigo (que ajuda na investigação) a classificam como fria e impassível assim como todos os ingleses e há também um personagem italiano que eles pressupõem que é violento assim como todo italiano mas esses preconceitos não ultrapassaram o limite de acusação pelo assassinato.

Quando o detetive Poirot termina sua investigação e começa a juntar todos os fatos junto com seu amigo e um médico, aparecem várias possibilidades mirabolantes para explicar como o crime aconteceu. Nenhuma parece ser a certa mas Poirot chega a duas opções e convoca uma reunião com todos os passageiros, e suspeitos, para contar e decidir qual a mais plausível.


Não vou contar o que acontece, obviamente mas digo que nesta última parte eu engoli o livro e achei um ótimo desfecho. 


Obrigada por ler!


Nenhum comentário:

Postar um comentário