domingo, 2 de agosto de 2015

Nirvana é um estado de espirito!

No Budismo, o significado de Nirvana é o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual. O termo tem origem no sânscrito, podendo ser traduzido por “cessação do sofrimento”.
Dentro do budismo esse conceito pode ser usado em várias situações, como para designar a morte. Costuma-se dizer, por exemplo, que Buda, o fundador da religião, entrou em pari-nirvana, ou na tranqüilidade final, ao deixar sua vida terrena. Os budistas também acreditam que quando uma pessoa chega ao fim do samsara - existência cíclica de renascimentos e sofrimentos a que todos os seres estão sujeitos - ela alcança o nirvana.
É uma renúncia ao apego material que não eleva o espírito e apenas traz sofrimento. Através da meditação se consegue percorrer os passos fundamentais para chegar ao nirvana, considerado como a última etapa a alcançar pelos praticantes da religião.
Nirvana é utilizado num sentido mais geral para designar alguém que está num estado de plenitude e paz interior, sem se deixar afetar por influências externas. Também se emprega com o sentido de aniquilamento de certos traços negativos da própria personalidade, porque a pessoa consegue se livrar de tormentos como orgulho, ódio, inveja ou egoísmo, sentimentos que afligem o ser humano impedindo-o de viver em paz.
E se você esta pensando: será que isso tudo tem alguma relação com a banda Nirvana ? E a resposta é sim! Kurt Cobain se declarava tanto como um budista quanto jainista (outra religião da Índia que acredita na ausência da necessidade de Deus como criador ou figura central) então o nome da banda foi tirado do conceito budista, que Cobain descreveu como "a liberdade da dor, do sofrimento e do mundo externo", que em paralelo com a ética e a ideologia punk rock

Eu realmente não sabia que Nirvana tinha tanto significado, além de ser o nome de uma das bandas que mais curto mas achei muito interessante todo o conceito apesar de achar que chegar nesse nivel de liberdade é bem dificil....
Obrigada por ler!













Nenhum comentário:

Postar um comentário